quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O PROJETO CANTINHO DE LEITURA

O PROJETO CANTINHO DE LEITURA é uma iniciativa realizada em PLANALTINA, cidade do DF com significativa população de baixa renda. Ele tem como público-alvo essa população. É operacionalizado em duas modalidades: Têm instaladas estantes de livros em 38 diferentes pontos do comércio e órgãos públicos para que as pessoas, transitando por esses lugares, possam ler e tomar livros emprestados sem obrigação de devolução. E também existe um carro-reboque que se movimenta em diferentes pontos parando em áreas de maior fluxo. Nesses pontos o povo tem acesso à leitura, a empréstimos de livros, etc. O objetivo é levar conhecimento a quem não tem acesso a ele.
Como já disse Monteiro Lobato há décadas, "um país se faz com homens e livros". Este autor que tanto lutou pela popularização do livro no Brasil já sinalizava bem antes de nós que a CULTURA BRASILEIRA, muito rica em regionalismos, depende de ações efetivas tanto de cidadãos voluntários quanto de políticas públicas para que o processo de globalização não transforme a IDENTIDADE NACIONAL em "arquivo morto" para as futuras gerações.
Preocupado com a necessidade de suprir essa lacuna que é a ausência de projetos de popularização da LEITURA, do Livro e seus Autores junto ao Povo Brasileiro, irmanamo-nos com o compromisso de promover cidadania cultural e contribuir para a redução do analfabetismo funcional no País. Para isto, ora apresentamos o projeto CANTINHO DE LEITURA, com essa finalidade.
O presente projeto é uma iniciativa institucional do CLUBE LEITURA SUPERIOR DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E TEOLOGIA, que vem prestando relevantes serviços à CULTURA em Planaltina, região administrativa localizada ao norte do Distrito Federal.
Segundo a Lei Federal 10.753 de 30 de outubro de 2003 – que criou a atual Política Nacional do Livro, da Leitura e das Bibliotecas – o Estado deve facilitar diferentes iniciativas que promovam o acesso do Povo à Cultura Nacional e Universal. E a principal delas é fazer com que não apenas o livro chegue às mãos dos leitores, mas que faça com que eles efetivamente os leiam.
Planaltina é a cidade-mãe de Brasília. Nela se encontram casarios coloniais do processo de ocupação pecuária em Goiás, a Pedra Fundamental que lançou o sonho da construção da Capital Federal em 1922, a VIA-SACRA que é patrimônio imaterial brasiliense e reúne centenas de devotos e turistas, além de tantas outras atrações culturais ou socioambientais como a Estação de Águas Emendadas cuja superfície espalha nascentes para as principais bacias hidrográficas do Brasil.

3 comentários:

Hippie Frustrada disse...

Olá colega, como é importante a leitura, não é mesmo? A leitura faz com que viajamos sem sair do lugar, com que conheçamos mundos novos, sem nem mesmo sair de onde estamos.
Continue assim, incentivando a leitura.
Beijos.

Blog da Fernanda disse...

Quero te parabenizar pela linda iniciativa em construir esse Blog de tamanha importância para nossa educação.

Claudia disse...

Olá Tibica,

Agora que estou conhecendo o projeto "cantinho de leitura", percebo sua preocupação com um tema tão importante e tão esquecido na nossa sociedade. Se todos fizessem sua parte, como você, poderíamos mudar o rumo de muitas crianças e adolescentes do país. Parabéns!
Abraços
Cláudia